OS MUITOS MITOS DO TERMO "CRUZADO"
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OS MUITOS MITOS DO TERMO "CRUZADO"

Atualizado: 21 de jun. de 2022



Em meados de outubro de 2021, um mergulhador ao largo da costa de Israel ressurgiu com um achado espetacular: uma espada medieval incrustada com vida marinha, mas em excelente estado. Ele imediatamente entregou a arma à Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). Dois dias depois, antes que o artefato fosse limpo ou definitivamente datado, a agência governamental divulgou um comunicado no qual o inspetor da IAA Nir Distelfeld disse:


"A espada, que foi preservada em perfeitas condições, é um achado lindo e raro e, evidentemente, pertenceu a um cavaleiro cruzado.”

As notícias dispararam em todo o mundo, com dezenas de veículos, incluindo o New York Times, o Washington Post, a revista Smithsonian e NPR, saudando o achado como uma espada do cruzado.


Na verdade, sabemos muito pouco sobre o artefato. A arqueologia é um trabalho lento e cuidadoso, e pode levar algum tempo até que os estudiosos colham qualquer informação definitiva sobre a espada. Mas o ciclo de notícias internacionais ganhou vida, anexando um adjetivo carregado - Cruzado - a um objeto potencialmente não relacionado. Ao fazer isso, a cobertura da mídia revelou o alcance difundido deste termo (surpreendentemente) anacrônico, que ganhou força nos últimos séculos como uma forma de historiadores e polemistas agruparem conflitos medievais díspares em uma batalha abrangente entre o bem e o mal, o Cristianismo e o Islã, a civilização e barbárie.


Embora alguns estudiosos (incluindo um dos autores deste artigo) tenham argumentado que precisamos nos livrar totalmente do termo "Cruzadas", mais compreensivelmente ainda sentem que tem valor como uma descrição de categoria de um grupo de séries complexas e inter-relacionadas de cristãos guerras santas. Mas o termo nunca deve ser considerado uma explicação por si só. Cruzadas foram travadas por cristãos contra muçulmanos, judeus e outros cristãos. Eles foram lançados no Oriente Médio, no Báltico, na Itália, na França e além. No caso da espada recém-descoberta, devemos lembrar que nem todas as pessoas na Idade Média que cruzaram os mares ao largo da costa do que é agora Israel eram cristãs, e nem todas as pessoas que eram cristãs naquela época eram “cruzadas." Ao reivindicar a arma como um artefato cruzado, o IAA enquadrou o achado (e o período da criação da espada) como um de violência intratável e pretensões colonialistas.


Mas o passado é mais confuso do que isso.


O termo Cruzadas, como é entendido pela maioria do público moderno, refere-se a uma série de guerras religiosas travadas pelos exércitos muçulmanos e cristãos entre 1095 e 1291. É uma longa e fascinante história, dramatizada em jogos , filmes e romances e discutida por historiadores como nós. O básico é claro, mas o significado é contestado. Em 1095, o Papa Urbano II fez um sermão que lançou uma série desorganizada de campanhas para conquistar a cidade de Jerusalém; contra todas as probabilidades (e em grande parte porque os vários estados governados por muçulmanos da área eram tão desorganizados), a cidade caiu diante de exércitos conquistadores da Europa em 1099. Líderes vitoriosos prontamente dividiram o território em um pequeno grupo de principados que os historiadores europeus modernos costumam chamar de " Estados cruzados".


A cruzada, ou a ideia de fazer um voto sagrado para se engajar em atividades militares em troca de recompensa espiritual, foi refinada ao longo do século seguinte, redirecionada para ser aplicada a quem quer que o papa decidisse que poderia ser um inimigo da fé (politeístas e cristãos ortodoxos no ao norte, muçulmanos na Península Ibérica, hereges ou potências cristãs europeias rivais na França e na Itália). No Oriente Médio, Jerusalém voltou às mãos islâmicas com a conquista da cidade pelo famoso sultão Saladino em 1187. O último principado "Cruzado" na costa oriental do Mediterrâneo, baseado na cidade de Acre, caiu nas mãos do governante mameluco Baibars em 1291.


As Cruzadas não foram os únicos eventos que aconteceram durante esses dois séculos no Oriente Médio ou na Europa. Relativamente poucas pessoas eram, na verdade, cruzados, e nem tudo que caiu no mar Mediterrâneo oriental durante este período foi um artefato cruzado. O hábito de se referir à “era das Cruzadas” ou chamar os pequenos reinos que se formaram, brigaram e caíram nesses anos de “Estados cruzados”, como se tivessem algum tipo de identidade unificada, é no mínimo questionável. Habitantes desta parte do Oriente Médio e Norte da África eram incrivelmente diversos, com não apenas cristãos, muçulmanos e judeus, mas também várias formas de cada religião representada. As pessoas falavam uma variedade de idiomas e reivindicavam identidades étnicas ou de família extensa extremamente diversificadas. Esses grupos não eram simplesmente enclaves de guerreiros fanaticamente religiosos, mas sim parte de uma longa e sempre mutante história de violência terrível, conexão cultural e hibridismo.


Quando Stephennie Mulder , agora especialista em história da arte islâmica na Universidade do Texas em Austin, estava fazendo pós-graduação no início dos anos 2000, ela participou de uma escavação em busca de artefatos romanos em Tel Dor, Israel. “Naquela época”, diz ela:


“qualquer coisa medieval era automaticamente chamada de ... 'Cruzado'”.

Mulder, que já estava pensando em focar na arqueologia medieval em estados governados por muçulmanos, disse:


“Fiquei chocado com isso.”

A equipe descobriu uma série de cerâmicas - artefatos importantes, mas não o que a escavação estava procurando. Em vez disso, os objetos claramente pertenciam ao período do sultanato mameluco islâmico. Eles foram:


“meio que colocados em uma caixa (e) chamados de 'Crusado'”

diz Mulder.


“Não sei se [a caixa] foi examinada novamente.”

Ela acrescenta:


“Ao chamar este período de 'Cruzado', a arqueologia israelense havia, de certa forma, alinhado-se com uma narrativa colonial europeia sobre o Oriente Médio”

que privilegiava a experiência dos europeus em detrimento das dos locais.


É difícil discernir se a decisão de centralizar essa descoberta dentro desse quadro foi consciente ou inconsciente. O termo “Cruzada” sempre foi um anacronismo - uma maneira de olhar para trás, para movimentos complexos, muitas vezes desconectados, com uma ampla gama de motivações, associações, táticas e resultados e organizá-los em uma única teologia ou identidade coerente. Como Benjamin Weber, da Universidade de Estocolmo, explica, a frase:


“abriu o caminho para a assimilação completa de guerras travadas contra diferentes inimigos, em vários lugares e muitas vezes por motivos semelhantes. ... [Ele] assumiu uma função legitimadora. Qualquer ação contestada poderia ser justificada com o apelido de 'cruzada'. Portanto, tornou-se uma palavra usada para exercer poder e silenciar os denunciantes.”

A palavra “ Cruzada ” entrou em uso tarde, muito depois do início das guerras santas cristãs medievais. A palavra latina crucesignatus, ou "aquele marcado pela cruz", apareceu pela primeira vez no início dos anos 1200, mais de um século após a convocação de Urbano II para a ação em 1095. Em inglês, "Crusade" e "Crusader" só aparecem por volta de 1700; por volta de 1800, o termo - amplamente definido como uma campanha militar em defesa da fé de alguém - tornou-se uma maneira conveniente para os historiadores vitorianos marcarem o passado como uma batalha entre o que eles viam como bom e mau, representado respectivamente pelo Cristianismo e pelo Islã. Essas afirmações funcionaram especialmente bem como uma suposta justificativa histórica para o colonialismo europeu contemporâneo, que usava retóricas como:


“O fardo do homem branco” Para pintar a apropriação de terras como cruzadas civilizatórias contra os não-ocidentais "incivilizados”.

Hoje, os termos "Cruzado" e "Cruzada" se prendem a uma visão nostálgica do passado, que sugere que houve um choque de civilizações milenar entre o Islã e o Cristianismo (ou "Ocidente"). Isso é o que chamamos em outro lugar de “conexão do arco-íris” - uma tentativa de saltar sobre a história intermediária de volta à Idade Média. Mas, como argumentamos em nossa nova história da Europa medieval, a Idade das Luzes, as Cruzadas não foram travadas apenas contra os muçulmanos. Mais importante, as Cruzadas terminaram, inaugurando um período de independência e interdependência entre a Europa e o Oriente Médio. Usar o termo “cruzado” sem crítica para uma descoberta arqueológica no Oriente Médio é sugerir que as cruzadas foram a coisa mais importante que aconteceu na região durante a era medieval.


Não é esse o caso. Em vez de rotular todas as descobertas potencialmente relevantes como "Cruzado", os historiadores devem desenvolver uma terminologia que reflita com precisão as pessoas que habitavam o Oriente Médio por volta do século XII. Uma alternativa potencial é “franco”, que aparece rotineiramente em fontes árabes medievais e pode ser um “termo generalizado útil para europeus (medievais)”, de acordo com Mulder. Inicialmente, tinha conotações pejorativas, sendo “meio que sinônimo de um bando de bárbaros sujos”, diz ela.


“Mas à medida que passam a existir essas relações mais sofisticadas, torna-se apenas um termo para se referir aos europeus.”

Essa nova frase é um começo, Mulder acrescenta, mas até mesmo “franco” tem seus problemas. Entre os séculos XI e XIII, “o hibridismo (na região) é a norma. O fato de outro tipo de grupo (se estabelecer na mesma área) é apenas parte da história de tudo. É sempre alguém. ... Se não são os seljúcidas, são os mongóis, são os mamelucos. É o seu nome.


”Mulder não está negando que os reinos medievais eram diferentes, mas ela argumenta antes de mais nada que a diferença era a norma“

Às vezes penso que as Cruzadas se agigantam tanto no imaginário europeu que tendemos a dar-lhes mais espaço na história daquele período do que realmente merecem”, diz ela.

Provavelmente nunca saberemos realmente quem é o proprietário da espada recém-descoberta. Os objetos têm vida própria, e a jornada da arma do navio ao fundo do oceano pode não ter sido sua primeira viagem. Mas anexar o adjetivo “cruzado” à espada é muito importante porque revela nossas próprias suposições modernas sobre o objeto, o passado da região e as pessoas que viviam lá.


Um item como uma espada tem valor. É forjada com a intenção de ser passada de mão em mão, tomada como pilhagem, dada como presente ou entregue a herdeiros. Na Idade Média como um todo, mas talvez especialmente neste canto do Mediterrâneo, objetos, pessoas e ideias cruzavam fronteiras o tempo todo. Vamos comemorar a recuperação deste artefato, estudá-lo, aprender o que pudermos e deixar que ele fale conosco. Não falemos em nome do passado com nossos próprios preconceitos modernos, nem prendamos a identidade da espada como um símbolo de violência religiosa. É uma espada medieval, talvez de desenho franco. Saberemos mais sobre isso em breve. Por enquanto, deixe isso ser o suficiente.

 

Fonte - David M. Perry é jornalista freelance cobrindo política, história, educação e direitos dos deficientes. Anteriormente, ele foi professor de história medieval na Universidade Dominicana de 2006-2017


Matthew Gabriele é professor de estudos medievais e presidente do Departamento de Religião e Cultura da Virginia Tech. Seu último livro, em coautoria com David M. Perry, é The Bright Ages: A New History of Medieval Europe (Harper, dezembro de 2021). Veja mais em profgabriele.com

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